COMO COMPRAR UM APARTAMENTO? 5 DICAS INFALÍVEIS PARA COMPRAR O SEU PRIMEIRO IMÓVEL
AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ OS 5 PASSOS FUNDAMENTAIS PARA COMPRAR O SEU APARTAMENTO SEM PASSAR APERTO
Comprar um apartamento é o sonho de todos os brasileiros, no entanto pouquíssimas pessoas sabem como dar este passo tão importante para para o amadurecimento pessoal e, na maioria dos casos, para o início de uma vida em família.
Ao fim deste artigo espero que tenha esclarecido a maior parte de suas dúvidas e que você se sinta seguro para dar sequência na sua busca por este tão sonhado momento que é a compra da seu próprio apartamento.
Segurança, autonomia, privacidade, comodidade e localização, estas são as palavras mais importantes para quem quer comprar um imóvel. No entanto estas qualidades são as mesmas que são analisadas pelo mercado imobiliário para avaliar o preço do imóvel.
Em outras palavras quanto mais próximo o bem esta de atender de maneira completa todas cinco características acima mais valor agregado o mesmo terá acarretando em um preço de mercado inacessível para boa parte da população.
Em outras palavras quanto mais próximo o bem esta de atender de maneira completa todas cinco características acima mais valor agregado o mesmo terá acarretando em um preço de mercado inacessível para boa parte da população.
Compreendendo que o mercado agrega grande valor ao cinco itens acima mencionados, cabe a você entender qual é sua demanda hoje e, principalmente, qual é sua condições financeira (renda familiar*, FGTS, poupança, etc...). Agora que você entendeu um pouquinho do mercado e da sua situação econômica vamos ao passo a passo de como comprar seu primeiro apartamento.
*Renda Familiar: Essa renda pode ser composta por até 4 pessoas independente de serem da mesma família. Exemplo: casal de namorados ou amigos.
*Renda Familiar: Essa renda pode ser composta por até 4 pessoas independente de serem da mesma família. Exemplo: casal de namorados ou amigos.
1. Compreender a sua demanda:
Conhecer as suas próprias necessidades de deslocamento, consumo, trabalho e lazer é sem sombra o passo mais importante para conseguir escolher de maneira acertiva qual o tipo de imóvel melhor se encaixa ao seu perfil.
2. Conhecer a seu perfil econômico:
Saber das sua capacidade econômica também é muito importante. No mercado imobiliário os apartamentos e casas são separados em por perfil econômico e, ao contrário do que se imagina, não considera o quanto de dinheiro o cliente tem no bolso e sim a sua capacidade de adquirir crédito junto aos principais agentes financeiros do mercado, nesse caso os bancos, principalmente a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Bancos como Bradesco, Itaú e Inter também tem aceitado linhas de financiamento neste setor.
3. O Corretor de Imóveis é seu amigo:
Agora que você sabe qual é seu perfil econômico (renda familiar bruta) é hora de encontrar aquele que será um dos diferenciais na sua busca, o corretor de imóveis. Ter um corretor que conheça o mercado e saiba ouvir quais as suas necessidades será fundamental para você acertar na sua compra e conseguir a apartamento dos seus sonhos. Empatia, alegria, conhecimento e acessibilidade são as principais características de um bom corretor de imóveis.
Lembre-se o corretor é seu amigo, ele será o responsável por intermediar a sua relação com a construtora e conseguir as melhores condições possíveis de aquisição, barganhando todas as qualidades do imóvel e descontos que podem ser de suma importância para a sua compra, principalmente no que diz respeito a tão temida ENTRADA.
4. Quanto é a entrada de um apartamento?
Sem sombra de dúvidas a entrada e o valor da mesma é a principal dúvida do cliente na hora de adquirir um imóvel. Mas não se preocupe, ao contrário do que possa parecer a entrada não será um empecilho para você.
O sistema de financiamento brasileiro trabalha da seguinte maneira: Primeiro o banco avalia o preço do imóvel no mercado, depois faz uma AVALIAÇÃO ECONÔMICA do cliente e finalmente nos diz qual será a condição do financiamento. No modelo atual o banco contribui com 80% do valor total do imóvel e, teoricamente, o cliente seria responsável pelos 20% restantes que é o valor referente a entrada.
Aqui vem a boa notícia. Hoje as construtoras possuem linhas de crédito próprias e caso o cliente não tenha os 20% referentes a entrada a própria construtora assume os 20% e o financia em média de 30 a 48 vezes sem juros. Dessa Maneira o cliente pode ter o seu Imóvel até 100% financiado.
5. Qual é o valor da parcela de um apartamento?
O valor da parcela é de longe a principal preocupação do cliente. É através desta informação que o cliente saberá se o bem que quer adquirir caberá em seu orçamento mensal.
As parcelas do financiamento de um apartamento são calculadas sobre a renda familiar mensal aprovada pelo banco não podendo ultrapassar 30% do total.
Exemplo:
- Valor do Imóvel: 200mil
- Valor Financiado: 160mil (Financiado pelo Banco em até 360x)
- Valor de Entrada: 40mil (Financiado pela construtora entre 30 a 60x)
- Renda mensal bruta = 2.000,00 (salário)
- Parcela aprovada máximo: 600,00 reais por mês
OBS:
Existem dois tipos de parcelas:
Existem dois tipos de parcelas:
- SAC: As parcelas são decrescentes (indicado para renda maior que 5 salários)
- PRICE: as parcelas são iguais até o final do financiamento
Vídeo: 5 dicas indispensáveis para comprar seu primeiro apartamento
OS MELHORES APARTAMENTO DE 2 E 3 QUARTOS DE BH COM ATENDIMENTO PERSONALIZADO.
(31) 9.8683-4914 / https://directinimoveis.blogspot.com/
(31) 9.8683-4914 / https://directinimoveis.blogspot.com/
JÚNIO MACHADO
ARQUITETO ESPECIALISTA EM VENDA DE IMÓVEIS
Comentários
Postar um comentário